quarta-feira, 11 de maio de 2011

Caricatura

Num sentido lato, a caricatura é a intencional e irônica deformação de pessoas abrangendo a noção de origem francesa caricature (representação de pessoas). Diz o dicionário "Aurélio": "Caricatura: desenho que, pelo traço, pela escolha dos detalhes, acentua ou revela certos aspectos caricatos de pessoa ou fato".

A caricatura pessoal é uma das formas de expressão caricatural e se utiliza do exagero em determinadas características físicas da pessoa. É mais comum vermos o emprego do exagero nos traços da fisionomia da pessoa caricaturada, mas pode-se eleger qualquer parte do corpo, bem como trejeitos para serem destacados no desenho. É muito importante exagerar, mas sem esquecer de manter traços característicos que identifiquem a pessoa caricaturada.

Ao caricaturista não basta desenhar tem de ser investigador e procurar conhecer melhor o caricaturado: os seus tiques, atitudes, gestos pessoais. A caricatura deve reunir para além dos aspectos físicos, os aspectos psicológicos, a alma. Nas Considerações sobre a Arte da Caricatura, Manuel Ribeiro refere “É no traço mais extravagante e, por vezes, fora da verdade, que nós encontramos uma expressão verdadeira.”

Você já imaginou o sucesso que vai fazer um presente criativo, divertido e de bom gosto como este? Todos, sem exceção, em qualquer idade, se encantam ao verem-se retratados desta forma. Por isso a caricatura torna-se um presente único e inesquecível. E se não conseguiu pensar em ninguém para presentear, que tal presentear-se a você mesmo e descobrir-se pelos traços desta arte?

Esta arte também pode abrilhantar o seu evento e surpreender os convidados.

Nenhum comentário: