quarta-feira, 11 de maio de 2011

Oficina de malabares

A arte do malabarismo, assim como a arte do circo em geral, remota séculos de existência. Desde o antigo Egito até os dias atuais muitas pessoas se esforçaram em dominar e controlar objetos de distinta maneira. Embora existam muitos tipos de malabarismo, ele geralmente consiste em manter objetos no ar, lançando e executando manobras e truques. Também existem malabarismos onde só se manipulam objetos em contato com o corpo.

A prática de malabarismo traz inúmeros benefícios para o corpo e para a mente, é uma atividade lúdica que, entre outros benefícios, desenvolve os setores do córtex cerebral responsáveis pela visão de movimento dos objetos, e pela sua localização espacial. Entre as conseqüências mais importantes da prática desta atividade podemos destacar o desenvolvimento do equilíbrio, lateralidade, concentração, reflexos, coordenação e descoordenação motora, respeito, disciplina, ritmo, conceito de segurança, conceito avançado de estética e muita, muita diversão. Além disso esta atividade, ou melhor arte, traz também o aumento da auto-estima, pois realizar algo que parece impossível, dá-nos a confiança e o prazer de enfrentar sempre novos desafios

Na oficina os participantes poderão produzir bolinhas para serem utilizadas na oficina. Em seguida, serão ensinados desde o básico até truques avançados, de acordo com a habilidade de cada um. O enfoque principal será em bolinhas, mas outros tipos de malabares podem sem apresentados e experimentados, como clavas, prato chinês, argolas, lenços, devil, diabolôs, swing poi etc.

Existem alguns tipos principais de malabarismo:

De lançamento: você lança os objetos, em quantidade maior do que caberiam nas mãos, logo em seguida os pega, um de cada vez, de maneira que sempre esteja algum voando. Ex: bolas, Aros , caixas e clavas (clubs ou pinos).

Giroscópicos: onde o giro do objeto cria um eixo de torque, mantendo a posição no espaço, pode se dizer, em geral, que são malabares giratórios. Ex: swing poi, bastões, staff, flowersticks, devilsticks, Diabolô, spinning balls.

Equilibrio: O nome já o diz, trata-se de equilibrar objetos sem movimento, ou, muito mais difícil, em movimento.

Contato: o malabarismo de contato é uma modalidade relativamente nova, ou pelo menos, que ficou popular a pouco tempo . Ex : contact balls, Rolling balls.Alguns dos melhores e mais conhecidos malabaristas da história, como Bobby May e Francis Brunn, faziam uma mistura única entre equilibrio, contato, giro e lançamento.

Fotos

Nenhum comentário: