quarta-feira, 11 de maio de 2011

Origami

A palavra japonesa origami quer dizer "dobrar papel" (ori = dobrar; kami = papel) e se refere a uma arte hoje disseminada pelo mundo inteiro. Apesar de ser um patrimônio da cultura japonesa, é provável que tenha começado na China, a qual é considerada "o berço do papel".

É um interessante exercício de adestramento motor para todas as idades. Imaginação, conhecimento e habilidade: este é o instrumental que nos permite criar esculturas em papel. Porém, é preciso não violar certos princípios, como num jogo. Há condições fundamentais: utilizar uma folha quadrada; não cortar; não colar.

Um leve relaxamento nas regras permite dobrar retângulos, triângulos e outros polígonos, incluindo o papel circular. Embora se considere que as operações de cortar, colar e decorar empobreçam esta arte, elas podem ser praticadas, desde que com moderação e bom senso. O origami desempenha um papel muito importante no desenvolvimento intelectual, uma vez que desenvolve a capacidade criadora, além de contribuir para o desenvolvimento da psicomotricidade, pois exige concentração, estimula a imaginação e desenvolve a destreza manual.

“A prática do origami favorece a concentração, destreza manual e a paciência, além da satisfação pessoal de poder criar formas apenas com um pedaço de papel.”

Nenhum comentário: