quarta-feira, 11 de maio de 2011

Teatro educativo

Embora o objetivo do Teatro educativo seja educacional, esse propósito deve ficar em um aparente segundo plano, para que o interesse pela representação teatral, em suas múltiplas facetas, possa captar o interesse dos expectadores. Isto porque os jovens, e mesmo as crianças, não serão muito diferentes dos adultos nesse particular. O espectador comum não vai ao teatro para ser doutrinado. Regimes autoritários e antidemocráticos já utilizaram o teatro para esse fim, com as pessoas coagidas a comparecerem às seções. O que cada indivíduo na platéia espera é que haja algum divertimento. Para ensinar, a peça precisa primeiro divertir. Precisa que seus personagens entrem em confronto, para que o espectador tome partido. É a ação que pode ser educativa. O monólogo ou o diálogo que contem palavras de louvor ou de condenação tendem a tornar a cena enfadonha e a lição que se pretende dar estará irremediavelmente perdida. No entanto, o ensinamento que se encontra na ação será sempre lembrado. As possibilidades do Teatro como um instrumento pedagógico são bem conhecidas. Esteja o participante como espectador ou figurante, o Teatro como método, é um poderoso meio para gravar na sua memória um determinado tema, ou para levá-lo, através de um impacto emocional, a refletir sobre determinada questão moral.

Fotos


 

Nenhum comentário: