sexta-feira, 6 de abril de 2012

Dica de Hoje- Brincadeira- Coelhinho sai da toca

Como no próximo domingo comemoraremos a páscoa, a brincadeira de hoje tem a ver com um simbolo da páscoa: o coelho.
Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria.


Na Antiguidade, os povos escolheram a lua para determinar a data da páscoa. Como o coelho era tido como um símbolo da lua, passou também a ser considerado um símbolo da páscoa.
Os coelhos são mamíferos, roedores, que se reproduzem de forma rápida, tendo grande fertilidade. O seu período de gestação não passa de quarenta dias, tornando-se símbolo da preservação da espécie.
Para os cristãos, a páscoa é marcada pela ressurreição de Cristo, pelo Seu renascimento, pelo surgimento de uma vida nova. Além disso, a sexta-feira santa é a data assinalada pelo sofrimento e crucificação de Cristo.
Existem algumas curiosidades sobre a história do coelho da páscoa. Na Alemanha, as crianças esperam ovos dos coelhos. As crianças tchecas confiam que os presentes são ofertados por uma cotovia (ave campestre). Na Suíça, são os cucos que levam os ovos de presente e, no Brasil, a tradição do coelho, que veio no final do século XIX.
Outra história põe sentido à tradição do coelho representar um símbolo da páscoa, uma vez que este simboliza a igreja. A igreja tem a missão fecunda de propagar os ensinamentos cristãos, a palavra de Deus, para todos os povos; sem distinção, ou seja, aumentar a quantidade de discípulos. Assim, uma grande quantidade de pessoas é representada pela fertilidade do coelho.
Há uma lenda que marca a história do coelho da páscoa. Ela conta que uma mulher pobre, que não tinha como presentear seus filhos no domingo de páscoa, cozinhou alguns ovos de galinha e os pintou. Ela teve a ideia de colocá-los dentro de um ninho e escondê-los no quintal da casa, entre as plantas. Quando as crianças encontraram os ovos, um coelho apareceu por perto e fugiu; as crianças acreditaram que ele havia colocado os ovos para elas, assim a história se propagou.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Retirado do site http://www.brasilescola.com/pascoa/coelho-da-pascoa.htm


COELHINHO SAI DA TOCA
·    Formação: As crianças serão agrupadas em 3. De cada grupo 2 formarão de mãos dadas a toca e 1 o coelho. As tocas estarão afastadas umas das outras e no centro haverão alguns coelhos sem toca.
·    Desenvolvimento: Ao sinal do chefe, todos os coelhos procurarão trocar de toca, enquanto os do centro aproveitarão para encontrarem uma toca “ desocupada”. Aquele que ficar sem toca esperará novo sinal. O jogo será feito com o revezamento entre as crianças passando por coelhos e tocas.

Nenhum comentário: