quarta-feira, 11 de maio de 2011

Jogos e Brincadeiras

O Lúdico apresenta valores específicos para todas as fases da vida humana. O que é brincar para a criança? É o trabalho dela e ela o faz com muita seriedade. Brincar é aprender, é descobrir o mundo, os limites do corpo, a afetividade e encarar seus fracassos e suas frustrações, além de seus sucessos e sonhos. O que acontece durante um jogo de crianças? Aos olhos de um observador desatento, apenas brincadeiras, coisas sem importância. Aos olhos de um pesquisador ou de um educador, tantas coisas importantes estão ocorrendo: assimilação e apropriação da realidade humana, construção de hipóteses, elaboração de soluções para problemas, enriquecimento da personalidade, socialização, desenvolvimento físico e intelectual, da confiança em si e nos outros, do trabalho em equipe, da autoconfiança, formulação de estratégias, incremento da motivação e muito mais.

O brinquedo e a brincadeira propiciam à criança vivências que vão além das que são naturalmente da sua idade. Assim, as regras facilitam a internalização de significados culturais no comportamento da criança que não são facilmente percebidos e compreendidos na vida real. O brincar é peça fundamental no quebra-cabeça do desenvolvimento infantil, sendo muito difícil excluí-lo deste processo.

Em situações de brincadeira, a criança constrói a consciência de realidade, possibilitando um maior entendimento das relações e fatos sociais reais. Em situações de brincadeiras a criança consegue aplicar de forma prática, vários conhecimentos teóricos aprendidos na escola, ou mesmo em casa. A brincadeira é um caminho que abre as portas para a entrada da cultura e condiciona o saber a um fazer.

Os jogos e as brincadeiras são escolhidos de acordo com as idades das crianças, o local, espaço e tema do evento.

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